top of page

GOALBALL 

APRESENTAÇÃO

Inicialmente o professor apresenta as características do jogo:

  • Disputado na quadra por duas equipes, com três jogadores em cada, e mais três jogadores no banco de reserva por equipe.

 

EXIGÊNCIA PARA OS ALUNOS:

No Goalball podem competir juntos atletas com deficiência visual das classes B1, B2 e B3. São utilizados tampões em seus olhos e óculos esportivos opacos (como aqueles observados nos esportes de inverno, contudo sem que deixem passar qualquer luminosidade).

• B1 – Cego total: de nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos até a percepção de luz, mas com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direção.


• B2 – Atletas que já têm a percepção de vultos. Da capacidade em reconhecer a forma de uma mão até a acuidade visual de 2/60 e/ou campo visual inferior a 5 graus.


• B3 – Os atletas conseguem definir imagens. Acuidade visual de 2/60 a 6/60 e/ou campo visual entre 5 e 20 graus.

 

OBJETIVOS DO JOGO:

Ganha o jogo a equipe que fizer maior número de gols. 

 

ORIENTAÇÕES:

As bolas oficiais são fabricadas na Alemanha e no Canadá, e são confeccionadas com borracha macia, porém os preços são muito elevados, dificultando a compra. O Brasil já tentou fabricar a bola, mas não foi aprovada oficialmente.  A bola em seu interior possui guizos.

O professor pode substituir a bola oficial em sua aula, por uma bola de basquete dentro de um saco plástico e também substituir o gol de 9m por cones e corda elástica para a altura do gol.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recomenda-se como traje para essa aula calças e camisas de mangas compridas, visando melhora o deslize, o deslocamento na quadra.

É fundamental que os alunos tenham contato e entendam o jogo, assim como a quadra, a bola, a equipe, os adversários para que seja realizada a construção do mapa mental da quadra, do jogo e das dificuldades que as pessoas com deficiência visual enfrentam na prática do jogo adquirindo autonomia para movimentar-se de forma segura e livre na quadra.

REGRAS:

A partida de Goalball tem a duração de dois tempos de doze minutos, com três minutos de intervalo. Porém, se alguma equipe atingir dez gols de diferença, ganha a partida por game. O gol tem 9 metros de largura por 1,30 metros de altura, a bola possui 1.250 gramas com oito guizos internos. O tamanho da quadra é o mesmo do voleibol, 18m x 9m.

Primeiramente os alunos (deficientes visuais e videntes) devem ser vendados, e em seguida, o professor apresenta o ambiente da aula orientando sobre a posição do corpo do aluno em relação aos objetos. O professor deve criar estratégias para descomplicar o aprendizado do aluno e também adaptar os materiais.

Ao ser arremessada, a bola deverá tocar antes do meio da quadra, logo o arremesso não pode ser pelo alto. Não há proibição de a bola tocar em parte específica do corpo, podendo os jogadores defender com qualquer parte do corpo. Não existem limites para a quantidade de arremessos, que devem ser realizados apenas com as mãos, sendo proibido chutar a bola.

TÉCNICAS:

EDUCATIVOS PARA INICIAÇÃO
EDUCATIVO 1
1-Reconhecimento do Espaço

 

Objetivo: Desenvolver a orientação e mobilidade

Descrição da atividade: Essa atividade tem como foco  a orientação espacial (orientação e mobilidade) na quadra. É primordial que os alunos reconheçam todo o ambiente de jogo, para movimentarem-se com autonomia e de forma segura e livre. O professor deve descrever o ambiente de maneira objetiva e clara, ressaltando pontos de referência visando construir o mapa mental da área de jogo.

EDUCATIVO 2

2- Variação da atividade

 

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora grossa, ritmo, e equilíbrio na mudança de direção.

Descrição da atividade: Semelhante ao anterior, porém quando chegar aos limites (quadra), os alunos devem buzinar e mudar de direção. Assim o objetivo é ir diminuindo o tamanho do espaço do jogo, usando cordas.

EDUCATIVO 3

3-  Atividade em círculo

 

Objetivo: Desenvolver habilidades motoras próprias para o jogo.

Descrição da atividade: Alunos vendados em círculo devem se arrastar, rodar, saltar e caminhar sob a orientação do professor.

EDUCATIVO 4

4- Atividade em dupla

 

Objetivo: Desenvolver coordenação motora, equilíbrio e cooperação.

Descrição da atividade: Em dupla, os alunos vendados, devem sentar-se de costas para o outro, não colocando as mãos no chão, e a seguir levantam-se encostando as costas nas do colega.

EDUCATIVO 5

5- Vivo ou morto vendado

Objetivo: Velocidade, atenção, lateralidade, ritmo, orientação espacial.

Descrição da atividade: O professor deve se posicionar na frente do grupo, e instruir sobre a atividade, explicando que quando falar vivo, todos pulam e ficam em pé e quando falar morto, todos se agacham. Quem não obedecer à ordem é eliminado, até sobrar um participante que será o vencedor, e que será o próximo líder. O grau de dificuldade da brincadeira vai variar de acordo com a velocidade que os comandos são dados. Cabe lembrar que a sequência das ordens pode variar, por exemplo: “Vivo! Morto! Vivo! Morto! Morto! Vivo!”. Isso irá confundir os alunos e exigirá ainda mais atenção.

EDUCATIVOS ESPECÍFICOS
EDUCATIVO 1

Atividade 1- Primeiramente o professor deve apresentar a quadra do jogo, através do tato. Suas dimensões são as mesmas da quadra de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento).

EDUCATIVO 2

Atividade 2- O professor deve mostrar onde ficam localizadas as zonas de ataque e de defesa. As linhas da quadra são marcadas com fita adesiva, tendo por baixo um barbante, permitindo que os jogadores tomem suas posições e se orientem na quadra através do tato, já que as linhas estão em alto relevo.

EDUCATIVO 3

Atividade 3 – A seguir o professor propõe a cada jogador que ande de um gol até o outro, visando melhorar a percepção espacial. 

EDUCATIVO 4

Atividade 4- Após essa atividade o professor apresenta as traves, que têm 1,30m de altura e 9m de largura.

EDUCATIVO 5

Atividade 5- O professor apresenta a bola usada no jogo Goalball. Esta possui três guizos internos, para que os jogadores possam localizar a bola durante o jogo. Possui ainda oito orifícios, para que o som se propague melhor. Em roda, um aluno vai passando a bola para o do lado para reconhecer a bola.

EDUCATIVO 6

Atividade 6- O professor apresenta a formação em círculo com todos os alunos sentados, e pede para quem estiver com a bola jogar com as mãos para o outro aluno, determinado pelo professor, este bate palmas para orientar o que vai passar a bola.

EDUCATIVO 7

Atividade 7- Em duplas um aluno joga a bola para outro sentado, sempre batendo palmas ou emitindo som, para orientação. Vai se aumentando a distância gradativamente.

EDUCATIVO 8

Atividade 8- Usando a formação de jogo, os três alunos trocam passes, sentados ou agachados ou em pé, lembrando que a bola deve quicar no chão, antes de chegar ao outro aluno, e esse deve se posicionar com a marcação no chão.

EDUCATIVO 9

Atividade 9- O professor ensina a forma correta para o aluno deslizar, se deslocar na quadra, visando defender a bola.

EDUCATIVO 10

Atividade 10- O professor apresenta os três tipos de arremessos para os alunos.

EDUCATIVO 11

Atividade 11- Coloca-se o aluno partindo da posição de pivô (centro) e o professor inicia uma série de comandos de direcionamento, indo para cada posição determinada por ele. Assim o aluno vai aprender a se deslocar deslizando na quadra e entendendo onde fica cada posição de jogo e formará o mapa mental de cada posição de seu time, sendo pivô, ou ala direita ou ala esquerda, T direito ou T esquerdo, meio do gol, posição 3 e 6.

Variação: Semelhante a anterior, porém agora o professor arremessa uma bola e pede para o aluno defender, partindo da posição de pivô.

EDUCATIVO 12

Atividade 12 – Um aluno deve realizar uma corrida nas mais diversas direções e sentidos (para frente, para trás, direita, esquerda) por cerca de três metros, com o professor indicando a direção a ser seguida. O aluno do meio orienta depois com o arremesso.

EDUCATIVO 13

Atividade 13 - Inicia-se essa atividade com um jogo 1x1 (como treino de cobrança de pênaltis. A seguir quando o jogador tiver adquirido mais orientação em relação às marcações da quadra, é acrescentado mais um jogador, ficando 2x2. Nesse momento o professor deve ficar atento, pois cada jogador deve respeitar a sua área marcada, evitando assim eventuais choques. A seguir o professor deve iniciar o jogo propriamente dito, 3x3.

bottom of page