top of page

FUTEBOL DE 5

APRESENTAÇÃO

Inicialmente o professor apresenta as características do jogo:

  • Duas equipes com cinco jogadores em cada, quatro jogadores de linha cegos e vendados e um goleiro vidente (sem deficiência visual).

  • Atrás do gol do time adversário se encontra a figura do chamador, é ele que tem a função de dar as devidas orientações para o seu ataque.

EXIGÊNCIA PARA OS ALUNOS:

  • No Futebol de 5 apenas podem competir  atletas com deficiência visual classe esportiva B1, ou seja, cegos. Estes são obrigados a usar uma venda nos olhos, porque existem atletas que possuem algum resíduo visual, o que dá uma vantagem, assim todos ficam em igualdade de condições.  

  • B1 – nenhuma percepção de luz nos olhos até a percepção de luz, porém não reconhece a forma de uma mão, a qualquer direção ou distância.

OBJETIVOS DO JOGO:

Objetivo: marcar o maior número de gols, assim como no jogo dos videntes. 

ORIENTAÇÕES:

No jogo se tem três orientações: goleiro, (orienta no terço de defesa); técnico (orienta no terço médio) e chamador (orienta no terço de ataque). A bola tem guizos internos e a torcida deve ficar em silêncio, assim como os envolvidos nas orientações, somente podem orientar quando a bola estiver no terço determinado.

 

A bola oficial possui guizos necessários para orientação dos jogadores dentro da quadra. Esta bola pode ser substituída pelo professor por uma bola de futebol dentro de uma sacola plástica.

 

REGRAS

Primeiramente todos os envolvidos devem ser vendados, usando esparadrapo e gazes ou venda ou fita ou faixa cobrindo os olhos, tanto alunos deficientes visuais, quanto os videntes, para que o professor apresente o ambiente da aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É de suma importância que o professor oriente sempre os alunos quanto à posição do corpo em relação aos objetos. O jogo tem  2 tempos de 25 minutos.

Como regra fundamental do jogo, a cada movimentação do jogador em direção à bola, para evitar choques, há a obrigatoriedade de falar a palavra “vou” ou “voy” em espanhol.

Existem algumas alterações nas regras em relação ao futsal para videntes. Entre elas podemos citar o goleiro que ao lançar a bola pelo alto, esta deverá tocar obrigatoriamente, antes do meio da quadra, ou seja, o goleiro não pode lançar a bola pelo alto, cruzando de um lado da quadra para o outro. A duração da partida é de dois tempos de 25 minutos, com dez minutos de intervalo. Em relação ao futebol de salão convencional, a área do goleiro é reduzida.  As duas linhas laterais de quadra são chamadas de bandas laterais e marcadas com barreiras ao longo de toda sua extensão e 1m além das linhas de meta. Elas medem de 1m a 1,20m de altura e diminuem a ocorrência de laterais, aumentando o tempo de bola em jogo.

As regras oficiais são importantes, entretanto não se deve esquecer-se de permitir que o aluno tenha contato com os diversos elementos do jogo, tais como: táticas e técnicas, metas (ataque e defesa), regras, bola, adversários e companheiros de time e assim, proporcionar a construção do conhecimento sobre a modalidade e da autonomia para movimentar-se de forma segura e livre.

OBSERVAÇÕES:

Cabe ao professor narrar o ambiente objetivamente, dando ênfase a pontos de referência, visando construir o mapa mental da quadra, o que é fundamental para os alunos desenvolverem sua orientação do espaço.

Um aluno de futebol deve iniciar sendo incentivado a trabalhar em equipe, a ser disciplinado, respeitando e sabendo as regras do jogo. Deve compreender conceitos que além de ajudá-lo a ser um atleta, poderão ser aplicados em sua vida fora do esporte.

EDUCATIVOS PARA INICIAÇÃO

           EDUCATIVO 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1- Reconhecimento do espaço

 

Objetivo: Desenvolver a orientação e mobilidade

Descrição da atividade: Essa atividade tem como foco  a orientação espacial (orientação e mobilidade) na quadra. É primordial que os alunos reconheçam todo o ambiente de jogo, para movimentarem-se com autonomia e de forma segura e livre. O professor deve descrever o ambiente de maneira objetiva e clara, ressaltando pontos de referência visando construir o mapa mental da área de jogo.

           EDUCATIVO 2

 

 

 

 

 

2- Variação da atividade

 

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora grossa, ritmo, e equilíbrio na mudança de direção.

Descrição da atividade: Semelhante ao anterior, porém quando chegar aos limites (quadra), os alunos devem buzinar e mudar de direção. Assim o objetivo é ir diminuindo o tamanho do espaço do jogo, usando cordas.

           EDUCATIVO 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3-  Movimentação

Objetivo: Desenvolver habilidades motoras próprias para o jogo.

Descrição da atividade: Alunos vendados em círculo devem se arrastar, rodar, saltar e caminhar sob a orientação do professor.

           EDUCATIVO 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Atividade em dupla

Objetivo: Desenvolver coordenação motora, equilíbrio e cooperação.

Descrição da atividade: Em dupla com os olhos vendados , os alunos irão sentar-se de costas um para o outro e sem o auxílio das mãos ou sem colocar as mãos no chão , irão levantar-se.

           EDUCATIVO 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5- Vivo ou morto vendado

Objetivo: Velocidade, atenção, lateralidade, ritmo, orientação espacial, percepção auditiva, agilidade. 

Descrição da atividade: O professor deve se posicionar na frente do grupo, e instruir sobre a atividade, explicando que quando falar vivo, todos pulam e ficam em pé e quando falar morto, todos se agacham. Quem não obedecer à ordem é eliminado, até sobrar um participante que será o vencedor, e que será o próximo líder. O grau de dificuldade da brincadeira vai variar de acordo com a velocidade que os comandos são dados. Cabe lembrar que a sequência das ordens pode variar, por exemplo: “Vivo! Morto! Vivo! Morto! Morto! Vivo!”. Isso irá confundir os alunos e exigirá ainda mais atenção.

EDUCATIVOS ESPECÍFICOS
           EDUCATIVO 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 1 – Colocar os alunos sentados , um de frente para o outro com os olhos vendados e as pernas afastadas e ao comando do professor , rolar a bola com as mãos um para o outro.

           EDUCATIVO 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 2 – Os alunos devem caminhar devagar, conduzindo a bola entre os pés, observando que a bola passe de um pé para o outro, sendo tocada pela parte interna dos pés. Caso perca o contato dos pés com a bola, o aluno deverá seguir o som da bola para dominá-la e recomeçar a atividade.

           EDUCATIVO 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 3 – O aluno através das palmas do professor deve andar em linha reta. Começando com a distância de 3m, e aumentando a distância de acordo com sua evolução.

           EDUCATIVO 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 4 – O professor, através de palmas ou de comando verbal, orienta o aluno a mudar a direção para ambos os lados, parando e voltando, e assim, o ambientando a se deslocar com trocas de direção.

           EDUCATIVO 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 5 – O aluno conduz a bola entre os pés em zigue-zague, seguindo a voz do professor. O movimento deve começar devagar e aumentar a velocidade de forma gradativa.

           EDUCATIVO 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 6 – Um aluno com a bola fica posicionado na frente do outro sem a bola, a 4m. O que não estiver com a bola bate palmas ou avisa com comandos verbais sucessivos, para que sua localização seja percebida pelo aluno com a bola. Este deverá se orientar e realizar um passe com a parte interna dos pés. O que está sem a bola deve tentar recepcioná-la.

           EDUCATIVO 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 7 – Os alunos devem estar de pé em uma roda, e realizar passes com a parte interna dos pés para os alunos que o professor falar o nome.

           EDUCATIVO 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 8 - Um aluno arremessa a bola para frente e para o alto, correndo para passar por ela, se posicionando na frente dela com o objetivo de recepção. A variação seria arremessar de costas.

           EDUCATIVO 9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 9 – Um aluno deve se posicionar no meio da quadra, de frente para um gol, onde será encontrado o chamador. Este o chamará através de palmas ou de comandos verbais para que o aluno siga sua orientação.

           EDUCATIVO 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 10 – Um aluno partindo de uma banda lateral conduz a bola, em direção a banda oposta onde o professor se encontra o chamando. A seguir deverá ir em direção ao gol seguindo o chamador para finalizar.

           EDUCATIVO 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 11 – Um aluno inicia o exercício no meio da quadra, o goleiro lança a bola em sua direção, assim deve encontrar e dominar a bola e seguir em direção ao gol se orientando pelo chamador..

           EDUCATIVO 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 12 - Dois alunos na marcação de escanteio se posicionam de forma que um fique com um dos pés sobre a bola e o outro com o pé em contato com a bola. O aluno que estiver pisando a bola dará um toque para a frente e o outro aluno conduz a bola em direção ao gol seguindo a orientação do chamador.

           EDUCATIVO 13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 13 - Um aluno deve iniciar o exercício partindo de uma banda, conduzindo a  bola de costas até a banda oposta.

           EDUCATIVO 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 14 – Dois alunos, um em cada banda ou em cada linha lateral, realizam trocas de passes. O que estiver sem a bola deve bater palmas ou comandos verbais para indicar sua localização.

           EDUCATIVO 15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 16 – O aluno partindo da altura do meio da quadra, deve conduzir a bola de um gol até o outro, em zigue-zague, até o chamado e finalizar.

bottom of page